segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Você sabe que o vinho é bom quando...

 ... Um ano se passou e você lembra daquela garrafa com carinho!
 Esqueça o blá-blá-blá de aromas, retrogosto, e pontuação. Se você bebeu e gostou, esse é um bom vinho pra você. Eu até vou dar dicas, mas elas são baseadas nas minhas experiências. Se você provar e discordar, por favor, manifeste-se!

 No último verão eu me mudei de volta pro Rio. Pouco antes, ainda em Nova Iorque, eu trabalhava num bar de tapas inspirado no País Basco. Muito autêntico, por sinal. Pra matar a minha saudade de tapas e cava, um amigo me levou ao Venga pela primeira vez, mas quem escolheu a Cava fui eu. Para iniciantes, Cava é um espumante espanhol que muito se assemelha à Champagne.

                                          A minha escolha: Juvé y Camps, NV, brut rosé.

Trocando em miúdos: é um espumante rosado, produzido 100% a partir de uvas pinot noir e deve ser servido gelado (7 ou 8C). Tem uma efervescência consistente e uma textura cremosa. Tem aromas de morango, cereja e notas de mel (mas é seco). Combina com fins de tarde ensolarados, eu recomendo que você beba pura (não use em drinks) e harmonize com sardinhas fritas, croquetes de presunto cru, hummus ou guacamole.

Curiosidade: essa Cava é produzida na região de Penedes e reza a lenda que é a bebida oficial das recepções dadas pelo Rei Juan Carlos.

Segue a foto que eu tirei um ano atrás e que me deixa com sede só de olhar ;)



segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Yes, we have bolinhos!

 Num domingo de muito sol consegui juntar uma galera da melhor qualidade e fomos almoçar no Comedoria, no Leblon. O cardápio é assinado pela chef Kátia Barbosa e a carta de cervejas, pelo seu sócio, Edu Passarelli.
 Chegamos por volta das 15h e havia uma pequena fila de espera. A hostess foi extremamente atenciosa, ofereceu água pra amenizar nossa espera e explicou a razão de ter sentado uma mesa de dois na nossa frente.
 Quando finalmente sentamos é que eu percebi o calor que fazia no salão. Como é aberto, não tem ar-condicionado... mas nem ventilador?? Pobres garçons...

 Resolvemos ficar só com os bolinhos (carro-chefe da casa). A cerveja estava super gelada e ainda vem num balde de gelo. Os bolinhos, assim como os da "matriz" Aconchego Carioca, são extremamente bem executados e os molhos surpreendem. Como o molho de manga que acompanha o croquete de carne (foto abaixo).

Um outro campeão de sabor foi o bolinho de rabada. Uma delícia, sequinho e vai muito bem com uma pimentinha e uma cerveja bem gelada!

O lugar é super agradável. Uma ótima opção pra quem quer comer comida de botequim bem feita acompanhada de ótimas cervejas (nacionais e importadas) ou de caipirinhas de muitos sabores. Aliás, os sabores disponíveis são exibidos na parede mesmo...


Vale a visita!

Comedoria. Rua, Rainha Guilhermina, 48. Leblon

domingo, 11 de janeiro de 2015

Drinks de verão

 E finalmente é verão no Rio! A estação mais aguardada do ano vem sempre acompanhada de tendências, não só na moda mas também nos cardápios.
 Para a temporada de 2015 os drinks mais badalados são o Aperol Spritz e os drinks a base de espumante como a Mimosa e o Bellini.
 Pra deixar o seu churras na beira da piscina com cara de pool party de hotel de balneário, aqui vão algumas receitas fáceis.

                           MIMOSA

 1 dose de suco de laranja
 1 taça de espumante

 Misture os dois ingredientes na taça de champagne (flute).



                           BELLINI

 1 dose de suco de pêssego
 1 taça de espumante

 Misture os dois ingredientes na taça de champagne.


                            APEROL SPRITZ

 1 dose de Aperol
 1 rodela de laranja
 1 taça de prossecco
 1 dose de água com gás

 Misture tudo numa taça grande de vinho e sirva com bastante gelo.


           
                            CLERICOT

 1/2 garrafa de vinho branco
 1 lata de sprite
 1/2 manga
 1/2 maçã verde
 1/3 de abacaxi
 2 doses de curaçau
 suco de 1 limão siciliano

 Corte as frutas, jogue numa jarra grande e amasse tudo como se fosse uma grande caipirinha. Adicione bastante gelo e todos os outros ingredientes e mexa com uma colher pra misturar tudo.

 Cheers!

O bom escritor ao Blog volta.

 Depois de um ano sem postar eu resolvo recomeçar. Nesse período eu me mudei de volta pro Rio e percebi a necessidade de um blog / comunidade que fale de comida e bebida de uma forma acessível. Que dê dicas, faça críticas e (por quê não?) conte um pouco do por trás das cenas.
 Pra fazer a comunicação ficar mais dinâmica criei também um perfil no Instagram http://instagram.com/gente_saideira/ e uma página no Facebook https://www.facebook.com/gentesaideira.

 No mais, tudo continua igual e... Viva 2015!