domingo, 9 de agosto de 2015

Do outro lado da Ponte.

 Semana passada o grupo de trilheiros do qual faço parte resolveu atravessar a Baía da Guanabara pra subir o Costão de Itacoatiara e depois almoçar no seu Antônio. Não sei se pra nossa sorte ou azar, o seu Antônio estava fechado. Então aqui já fica a dica: todo ano ele fecha durante as duas últimas semanas de julho para férias.
 Após uma breve enquete com amigos que moram em Niterói chegamos ao Maria da Praia. E que bom que chegamos!
 Éramos em grupo grande (aproximadamente 10 pessoas) no horário de pico do almoço de sábado e sem reserva. Conseguimos uma mesa em menos de 15min e com comandas individuais (mesmo com serviço à la carte) e a música ao vivo era deliciosa. A casa fica de frente pro mar, tem muito estacionamento grátis ao redor e a mobília é super confortável (nada de mesas coladinhas).
               
Essa é a vista da varanda da casa.
 O público em geral é jovem e muitas famílias parecem se reunir ali para almoços de fim-de-semana, inclusive convidados inusitados como uma cadelinha fofíssima que ficou ali perto da gente.
 O cardápio é especializado em frutos do mar. Mas pros carnívoros e vegetarianos de plantão eles guardaram algumas opçōes. Cardápio, aliás, enxuto e bem executado: eu tava morrendo de calor e fiquei no suquinho com carpaccio de carne. Bem temperado com alcaparras e com bastante queijo... do jeito que eu gosto! Acompanhado de torradas:


A maioria dos meus amigos pediu o Risotto de camarão. Porção mais do que generosa e com muuuito camarão. Ninguém reclamou! Mas se você vai comer uma entrada ou planeja chegar à sobremesa sugiro que divida com alguém:
O Risotto vem corretamente servido sem queijo, mas sabe como são esses cariocas, né?!
Um outro prato que me chamou a atenção foi o peixe do dia. Nesse dia era um Dourado grelhado (à perfeição) e super bem temperado com alcaparras. O que me surpreendeu (negativamente) foi o acompanhamento: batatas gratinadas com queijo... tirou todo o frescor do prato :/

Mas em geral, valeu muito a visita. O serviço da casa é em geral atencioso, o único erro foi do garçom que tirou os pedidos e esqueceu de comandar um dos risottos. Acabou deixando uma das minhas amigas esperando bons 15 minutos. Sorte da casa que a banda ao vivo nos embalou ao som de MPB de primeira e a gente nem viu o tempo passar. Recomendo!

PS1: Feliz Dia dos Pais!
PS2: vista do topo do Costão:

PS3: Obrigada Leo Moreira e Si Lins pelas fotos :)

Maria da Praia:  Av., Almirante Tamandaré, 1807. Piratininga. Tel: 3254-6823

 
     

terça-feira, 7 de abril de 2015

Puro: bom mesmo é ser simples!

 Fui encontrar um amigo de Lausanne que trabalha para o Comitê Olímpico Internacional e que está de passagem pelo Rio. Era uma segunda-feira com previsão de chuva e o plano era almoçar. Resolvi então convidá-lo a experimentar o Puro Restaurante. E que idéia maravilhosa!
 O restaurante se instala numa townhouse cheia de charme na Visconde de Carandaí, de frente pro Jardim Botânico. Aliás, só os vizinhos famosos do Puro já mereceriam um post...

A entrada da casa

Ao entrar um membro da equipe me disse que meu amigo já me aguardava na mesa lá em cima. Ao subir me deparei com uma cozinha linda e totalmente aberta que ocupa quase que inteiramente o segundo andar da casa. Coisa linda de se ver! E finalmente cheguei à sala de jantar principal, no terceiro andar.
A carta de vinhos é concisa porém correta. Optamos por um sauvignon blanc nacional de sabor quase adocicado, servido bem geladinho. Ponto pra quem cuida da adega!
Nosso vinho

E com o cardápio em mãos veio a surpresa: eles fazem um menu executivo no almoço! Me ganharam de vez. Quem não gosta de uma barganha?
Por R$ 42 você tem duas opções de entrada, duas opções de principal e duas opções de sobremesa. A gente escolheu uma opção de cada e acabamos experimentando tudo. Os destaques foram a salada crocante de pupunha e a massa feita na casa com legumes.
Salada de pupunha 

Massa caseira com legumes

E como todo carnaval tem seu fim, esse não poderia ter um final mais doce: pra mim, marmelada de banana com queijo da canastra. Pra ele um creme de maracujá com raspas de chocolate. Os dois estavam gostosos mas eu acho que tirei a sorte grande =)
Marmelada de banana 

A essa altura a tão anunciada chuva caía mas não parecia incomodar a ninguém. aliás, deu até um charme às janelas imensas da casa.
E eu, claro, não resisti a tirar uma foto ao me despedir da incrível cozinha do Chef Pedro Siqueira. Na próxima visita, peço uma com ele ;)


segunda-feira, 6 de abril de 2015

Encontrei um lugar pr'um encontro!

 Aí você vai trabalhar sabe-Deus-quantas-horas no domingo de Páscoa sabendo que depois do trabalho tem um encontro com um paquera antiiiigo... E ele escolhe um bar de coquetéis no Humaitá. E eis que eu fui ao Meza Bar.
 Era lá que trabalhava a Jéssica Sanchez, atual chefe de bares do Copa Palace. Ela se foi mas a qualidade do atendimento no balcão continua a mesma. Fomos muito bem recebidos e bem atendidos pelo staff, que tirou nossas dúvidas e fez sugestões pertinentes. Artigo de luxo no Rio...
 A decoração do ambiente é alegre e a casa conta com um mobiliário convidativo e confortável. A trilha sonora fica a cargo de bandas que participam de Coachella e outros festivais pseudo-hipsters dos EUA.
 Mas o que mais me impressionou foram os menus. Tanto o de comidas quanto o de bebidas. Pra beber, a casa conta com inúmeras receitas com frutas (quase todas as frutas utilizadas são naturais e quando eles precisam usar polpa, te perguntam antes). Eles contam com receitas de spritzers e martinis fora do lugar comum e a seção de caipis é quase um "monte a sua".
 No cardápio de comidinhas, elas estão separadas por cores e as cores se referem à cor dos potes em que são servidos os pratos: potinhos verdes para os pratos de salada, amarelo para os pratos mais ricos em carboidratos e vermelho para os ricos em proteína. Aqui as dicas são: a seleção de 3 potinhos sai mais em conta (pra quem tá com fominha) e pra quem tá planejando esticar a noite pós bar, as melhores opções são as proteínas já que os carboidratos te darão um pico de energia mas farão você ter sono mais cedo ;)

 O Meza bar fica na Rua Capitão Salomão, 69 - Humaitá, Rio de Janeiro e o tel para reservas é
+55 21 3239-1951

sexta-feira, 27 de março de 2015

 Ganhei esse vinho de um amigo e cliente e não posso deixar de dividi-lo com vocês. Como, infelizmente, não posso chamá-los pra uma taça, segue a crítica que eu postei também no meu IG gente_saideira e no vivino Becky Guimas. Me add, provem esse vinho e cheers!

 Um achado! Eu recentemente fui introduzida ao mundo dos vinhos orgânicos e biodinâmicos ( mas eles já são os queridinhos de restaurantes famosos na Califórnia e em Nova Iorque). Este é produzido sem nenhuma adição de sulfitos ou açúcar, num terroir orgânico desde 1940. Maturado em barris de carvalho por 2 anos. Alguns vintages são ideais para a guarda. Cor rubi intensa, aromas de frutas vermelhas silvestres e amêndoas. Um perfume incrível! Harmoniza bem com porco braseado e com molho de mostarda em grão.
 O vivino indica o preço médio como R$ 42. Se for isso mesmo, esse é O vinho pra você presentear e impressionar mesmo entre os winesnobs!

segunda-feira, 2 de março de 2015

Rio 450!

 Não tinha como não postar os nossos parabéns à Cidade Maravilhosa.
 Como ontem o Gente, Saideira subiu o Dois Irmãos pra comemorar a data, o post ficou pra hoje.
No topo do Dois Irmãos no dia 1o de março.

 Só tenho palavras para agradecer à minha cidade natal que me acolheu de braços abertos depois de tantos anos longe. E desejar que o mercado de Enogastronomia aumente cada vez mais por aqui. Viva o Rio!


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Todo carnaval tem...Comida boa!

 O post de hoje, infelizmente, ficará pobre de imagens. Mas a desculpa é boa: eu descobri essa pérola de lugar durante o carnaval do Rio de Janeiro, entre um bloco e outro. A essa altura dos acontecimentos eu já não tinha mais bateria :/
 Tudo começou no desfile do bloco Boi Tolo... eu me perdi dos meus amigos e fiz um amigo novo no meio do bloco. Cerveja vai, cerveja vem o amigo novo me convidou pra ir almoçar em Santa Teresa antes de seguirmos para o próximo bloco. Acredite você ou não, foi uma das melhores decisões que eu tomei naquele domingo.
 Meu guia escolheu a Adega do Pimenta. O restaurante é especializado em comida alemã. E como é autêntico! A decoração é simples e remete a outros bares do bairro: muitos copos de cervejas do mundo e diferentes rótulos espalhados. Mesas e cadeiras de madeira e MPB como trilha sonora. Mas o cardápio conta com os famosos croquetes, joelho de porco defumado (nossa escolha), língua de boi, diferentes tipos de salsichas... Pra não deixar alemão nenhum sentir saudades!

Crédito da foto: meu arquivo pessoal


Adega do Pimenta

Rua Almirante Alexandrino, 296 - Santa Teresa
Rio de Janeiro - RJ, Brazil
+55 21 2224-7554

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Você sabe que o vinho é bom quando...

 ... Um ano se passou e você lembra daquela garrafa com carinho!
 Esqueça o blá-blá-blá de aromas, retrogosto, e pontuação. Se você bebeu e gostou, esse é um bom vinho pra você. Eu até vou dar dicas, mas elas são baseadas nas minhas experiências. Se você provar e discordar, por favor, manifeste-se!

 No último verão eu me mudei de volta pro Rio. Pouco antes, ainda em Nova Iorque, eu trabalhava num bar de tapas inspirado no País Basco. Muito autêntico, por sinal. Pra matar a minha saudade de tapas e cava, um amigo me levou ao Venga pela primeira vez, mas quem escolheu a Cava fui eu. Para iniciantes, Cava é um espumante espanhol que muito se assemelha à Champagne.

                                          A minha escolha: Juvé y Camps, NV, brut rosé.

Trocando em miúdos: é um espumante rosado, produzido 100% a partir de uvas pinot noir e deve ser servido gelado (7 ou 8C). Tem uma efervescência consistente e uma textura cremosa. Tem aromas de morango, cereja e notas de mel (mas é seco). Combina com fins de tarde ensolarados, eu recomendo que você beba pura (não use em drinks) e harmonize com sardinhas fritas, croquetes de presunto cru, hummus ou guacamole.

Curiosidade: essa Cava é produzida na região de Penedes e reza a lenda que é a bebida oficial das recepções dadas pelo Rei Juan Carlos.

Segue a foto que eu tirei um ano atrás e que me deixa com sede só de olhar ;)



segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Yes, we have bolinhos!

 Num domingo de muito sol consegui juntar uma galera da melhor qualidade e fomos almoçar no Comedoria, no Leblon. O cardápio é assinado pela chef Kátia Barbosa e a carta de cervejas, pelo seu sócio, Edu Passarelli.
 Chegamos por volta das 15h e havia uma pequena fila de espera. A hostess foi extremamente atenciosa, ofereceu água pra amenizar nossa espera e explicou a razão de ter sentado uma mesa de dois na nossa frente.
 Quando finalmente sentamos é que eu percebi o calor que fazia no salão. Como é aberto, não tem ar-condicionado... mas nem ventilador?? Pobres garçons...

 Resolvemos ficar só com os bolinhos (carro-chefe da casa). A cerveja estava super gelada e ainda vem num balde de gelo. Os bolinhos, assim como os da "matriz" Aconchego Carioca, são extremamente bem executados e os molhos surpreendem. Como o molho de manga que acompanha o croquete de carne (foto abaixo).

Um outro campeão de sabor foi o bolinho de rabada. Uma delícia, sequinho e vai muito bem com uma pimentinha e uma cerveja bem gelada!

O lugar é super agradável. Uma ótima opção pra quem quer comer comida de botequim bem feita acompanhada de ótimas cervejas (nacionais e importadas) ou de caipirinhas de muitos sabores. Aliás, os sabores disponíveis são exibidos na parede mesmo...


Vale a visita!

Comedoria. Rua, Rainha Guilhermina, 48. Leblon

domingo, 11 de janeiro de 2015

Drinks de verão

 E finalmente é verão no Rio! A estação mais aguardada do ano vem sempre acompanhada de tendências, não só na moda mas também nos cardápios.
 Para a temporada de 2015 os drinks mais badalados são o Aperol Spritz e os drinks a base de espumante como a Mimosa e o Bellini.
 Pra deixar o seu churras na beira da piscina com cara de pool party de hotel de balneário, aqui vão algumas receitas fáceis.

                           MIMOSA

 1 dose de suco de laranja
 1 taça de espumante

 Misture os dois ingredientes na taça de champagne (flute).



                           BELLINI

 1 dose de suco de pêssego
 1 taça de espumante

 Misture os dois ingredientes na taça de champagne.


                            APEROL SPRITZ

 1 dose de Aperol
 1 rodela de laranja
 1 taça de prossecco
 1 dose de água com gás

 Misture tudo numa taça grande de vinho e sirva com bastante gelo.


           
                            CLERICOT

 1/2 garrafa de vinho branco
 1 lata de sprite
 1/2 manga
 1/2 maçã verde
 1/3 de abacaxi
 2 doses de curaçau
 suco de 1 limão siciliano

 Corte as frutas, jogue numa jarra grande e amasse tudo como se fosse uma grande caipirinha. Adicione bastante gelo e todos os outros ingredientes e mexa com uma colher pra misturar tudo.

 Cheers!

O bom escritor ao Blog volta.

 Depois de um ano sem postar eu resolvo recomeçar. Nesse período eu me mudei de volta pro Rio e percebi a necessidade de um blog / comunidade que fale de comida e bebida de uma forma acessível. Que dê dicas, faça críticas e (por quê não?) conte um pouco do por trás das cenas.
 Pra fazer a comunicação ficar mais dinâmica criei também um perfil no Instagram http://instagram.com/gente_saideira/ e uma página no Facebook https://www.facebook.com/gentesaideira.

 No mais, tudo continua igual e... Viva 2015!